domingo, 26 de abril de 2009

Sopa de feijão encarnado (e sopa de grão)

Do ponto de vista da saúde, e do sabor também, não há melhor do que as leguminosas! Poderão causar uma ligeira flatulência, é certo, mas vale bem a pena e além disso desaparece com a habituação de comer as ditas.
Contra o que muito boa gente pensa, comer feijão, grão, favas, etc, não faz engordar, e é até excelente para emagrecer - demoram bastante a digerir, são proteicas, pelo que quem os come fica plenamente satifeito e sem vontade de andar a petiscar porcarias até à próxima refeição.
E já que houve alguém que se lembrou de os vender já cozidos numa lata, toca a aproveitar.
Outras boas notícias, esta sopa é deliciosa, faz-se rápido e conservando a panela no frigorífico dura aí uns 5 dias em que se pode deliciar com refeições de sopa de feijão encarnado.
Muitas vezes faço um jantar apenas de uma boa tigela desta sopa (2 conchas) e uma peça de fruta ou sobremesa.

Lista de materiais:
1 lata grande de feijão encarnado (800g)
2 batatas médias ou 1 grande
2 cenouras médias
1 nabo, com rama
Sal e azeite, a gosto
Uma panela, uma "varinha mágica" para triturar e uma colher de pau

Tempo total: meia hora

Modo de preparar:
Ponha uma panela (tamanho médio, de 3 ou 4l) com 1l de água a ferver. Enquanto levanta fervura, descasque e parta em bocados as batatas, o nabo (sem a rama) e as cenouras.
Quando a água ferver deite-os lá para dentro e deixe cozer em lume brando aí uns 10 minutos, com a panela tapada.
Entretanto abra a lata do feijão, despeje num passador e lave bem para tirar os químicos todos do conservante.
Lave bem a rama do nabo, corte e deite fora os talos maiores, e o restante corte em bocados não muito pequenos (pode rasgar com as mãos, em vez de usar uma faca) e reserve.
Quando os legumes estiverem cozidos não apague o lume, e deite lá para dentro cerca de 3/4 do feijão já lavado, mexa com a colher de pau e deixe levantar fervura outra vez.
Apague então o lume. Prepare a varinha mágica, e triture tudo dentro da panela, até desfazer tudo e ficar uniforme. Se ficar demasiado espesso, junte um pouco mais de água até ficar com a consistência que deseja.
Acenda de novo o lume, mas BAIXINHO para não queimar a sopa. Mexa bem com a colher de pau, e junte uma mão cheia de sal grosso e uns goles de azeite. Deixe levantar fervura, vigiando e mexendo de vez em quando, para que o puré de feijão não fique queimado no fundo da panela.
Quando ferver, junte a rama do nabo partida e os feijões restantes e deixe ferver em lume baixinho mais uns 5 minutos com a panela destapada e mexendo de vez em quando.
Apague o lume, e espere uns 5 ou 10 minutos antes de servir a sopa.

Vai ver como é deliciosa!

Sopa de grão
Eu uso a mesma receita para a sopa de grão (em vez do feijão encarnado), com 1 pequena diferença: em vez das 2 cenouras ponho 1 cebola média.
A sopa de grão também fica bem se em vez da rama do nabo usar um molho pequeno de espinafres.

Sem comentários:

Enviar um comentário