segunda-feira, 27 de abril de 2009

Favas guisadas (com e sem carne)

Eis um dos meus pratos favoritos. Ainda por cima é saudável, fácil e rápido de fazer.Quando eu era pequena, no dia dos meus anos para o almoço pedia sempre favas.
As favas podem ser guisadas com ou sem carne a acompanhar. Caso queira uma refeição mais completa, guise com carne. De preferência use entrecosto.
Se puser carne, ponha também chouriço: de carne e chouriço "mouro" (preto).

Lista de materiais (para 4 doses):
1 kg de favas descascadas frescas, ou 1 pacote de 800g de favas congeladas
1 cebola média
Azeite, 3 colheres de sopa
1 molhinho de coentros frescos (indispensável!)
Sal a gosto (1 colher de sopa ou 2)
1/2 colher de sopa de açúcar
1 Tacho de tamanho médio
1/2 kg de entrecosto (opcional) cortado em pedaços pequenos
1 chouriço de carne e 1 chouriço mouro (opcional) em rodelas grossas

Tempo total: 30 minutos

Modo de preparar:
Pique a cebola, ponha no tacho e junte o azeite. Refogue a cebola até estar transparente.
Se usar carne ponha a carne e/ou os chouriços; quando a cebola estiver a escurecer baixe o lume e deixe estufar com o tacho tapado durante cerca de 20 minutos (10 minutos se forem só os chouriços).
Destape o tacho, avive o lume e junte as favas (frescas ou congeladas) e o molhinho de coentros. Revolva bem com a colher de pau para não pegar ao fundo, baixe o lume e junte o sal (menos sal, se puser chouriços), o açúcar, e regue tudo com 1 dl de água morna. Volte a mexer.
Tape o tacho e deixe levantar fervura de novo. Ponha o lume no mínimo, e deixe estufar as favas cerca de 20 minutos mais ou menos. De vez em quando pode agitar um pouco o tacho com a tampa posta. Vigie também: se as favas secarem demais junte mais um pouco de água.
Quando as primeiras favas começarem a abrir estará pronto. Pode tirar uma fava inteira e provar de sal e ver se está cozida. Ajuste os temperos se necessário.
Desligue o lume e espere pelo menos 5 minutos antes de servir.
O acompanhamento ideal é uma fresca salada de alface.

Precauções:
Em nenhuma ocasião deixe o estufado ficar seco, sem molho. Junte um pouco de água morna, o suficiente para não secar, mas não ponha água a mais.

As favas são um prato que ganha em ser reaquecido. Guarde o tacho no frigorífico, e pode reaquecê-lo ao lume, ou servir doses individuais para aquecer no micro-ondas.

Sem comentários:

Enviar um comentário